sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Seleção chega à terceira vitória na Copa América

Agência/EFE

San Juan / Porto Rico — O Brasil ganhou da Argentina por 76 a 67 (37 a 23 no primeiro tempo) pela terceira rodada da Copa América / Pré-Mundial de Porto Rico, que está sendo disputada no Coliseu Roberto Clemente, em San Juan. O cestinha do jogo foi o escolta Leandrinho, com 21 pontos. O ala/pivô Anderson Varejão, com 19 pontos e nove rebotes, e o armador Marcelo Huertas, 18 pontos, sete rebotes e cinco assistências, também se destacaram na partida. Na equipe da Argentina, o maior pontuador foi o pivô Luis Scola, com 19 pontos.
Com a vitória, o Brasil garantiu a classificação para a próxima fase e lidera invicto e isolado o grupo “B”, com seis pontos (três vitórias). A seleção brasileira, patrocinada pela Eletrobrás, folga neste sábado e volta à quadra no domingo (17h de Brasília) para enfrentar o Panamá na última rodada da primeira fase.
— Sabíamos que seria uma partida muito difícil e, mesmo quando abrimos 14 pontos de vantagem, o jogo não estava decidido. Mais uma vez conseguimos fazer uma boa defesa e sofremos apenas 67 pontos. Ninguém fez mais de 70 pontos, o que comprova como a equipe está equilibrada. A vitória foi importante para dar moral e garantir a vaga na segunda fase. Ainda temos o Panamá no domingo e precisamos manter a mesma postura para conseguir outro resultado positivo. O Brasil de hoje é diferente, porque assimilamos a forma de jogar do técnico Moncho. Trabalhamos melhor a bola no ataque e não precipitamos os arremessos. Esse é o jogo coletivo. É claro que ainda precisamos melhorar alguns aspectos, mas estamos no caminho certo — analisou o armador Marcelo Huertas.
— Hoje foi uma partida diferente das duas primeiras. Brasil e Argentina é um jogo de muito estresse e ansiedade por causa da rivalidade. A vitória foi conquistada com muita luta, raça e vibração. A defesa voltou a ser o ponto forte e no ataque marcamos os pontos necessários. Continuamos evoluindo e melhorando em todos os aspectos. Os resultados positivos são frutos do nosso trabalho e porque colocamos em prática o que treinamos. Tenho que dar parabéns ao grupo, principalmente, ao Marcelo Huertas. Ele desequilibrou. Conduziu o time, marcou pontos e até pegou rebote. Foi demais. Esse é o Brasil de hoje. Todos unidos dentro e fora da quadra. O jogo coletivo prevalece sempre. Vamos descansar amanhã porque no domingo tem outra pedreira, o Panamá — comentou o escolta Leandrinho Barbosa.
O técnico Moncho Monsalve voltou a elogiar o trabalho defensivo da equipe brasileira, mas pede mais atenção no ataque.
— Continuamos extraordinários na defesa, fazendo um excelente jogo coletivo e disciplinados taticamente. Mesmo assim, precisamos melhorar no ataque se queremos ir mais longe. Eu sei que foram três vitórias em três jogos, mas é preciso deixar claro que o Brasil ainda pode e deve ter algo a mais em termos ofensivos. É fundamental trabalhar melhor a bola no ataque, ter mais tranqüilidade, menos precipitação e, sobretudo, continuidade. Amanhã é folga, mas treinaremos para acertar o time para o jogo contra o Panamá. Meu objetivo inicial é muito claro: vencer as quatro partidas da primeira fase. Os panamenhos merecem todo respeito, pois contam com três jogadores espetaculares. Por isso, não podemos perder a concentração — analisou.
A segunda rodada terá ainda Ilhas Virgens x Canadá (17h), Venezuela x Panamá (19h30) e Uruguai x Porto Rico (22h). Folgam: México e República Dominicana. Os quatro primeiros colocados na Copa América garantem a vaga no Campeonato Mundial da Turquia, em 2010.
BRASIL (21 + 16 + 23 + 16 = 76)
Marcelo Huertas (18pts, 7 rebotes e 5 assistências), Leandrinho (21 e 4 rebotes), Alex Garcia (2), Anderson (19 e 9 rebotes) e Tiago Splitter (7 e 8 rebotes). Entraram: Marcelinho Machado (0) e Giovannoni (9). Técnico: Moncho Monsalve.
ARGENTINA (13 + 10 + 23 + 21 = 67)
Prigioni (7pts), Quinteros (5), Kammerichs (6), Luis Scola (19) e Gonzalez (8). Entraram: Cantero (6), Leo Gutierrez (6), Sandes (0), Juan Gutierrez (2), Pelussi (2) e Garcia (6). Técnico: Sérgio Hernandez.

ÁRBITROS
Fábio Fachini (Itália), Marc Davis (Estados Unidos) e José Carrion (Porto Rico)

REGULAMENTO
De acordo com o regulamento da Copa América, na primeira fase as dez seleções jogam entre si nos seus respectivos grupos. A última colocada de cada grupo é eliminada da competição. Já as quatro primeiras avançam para a segunda fase quando as equipes de “A” enfrentam as de “B”. Os quatro mais bem classificados, na soma de pontos das duas fases, disputam a fase semifinal no seguinte cruzamento: 1º x 4º e 2º x 3º. Os ganhadores decidem o título no dia 6 de setembro, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.

— COPA AMÉRICA – PRÉ-MUNDIAL
Data: 26 de agosto a 6 de setembro
Local: Coliseu Roberto Clemente (San Juan / Porto Rico)
Grupo A: Canadá, Ilhas Virgens, México, Porto Rico e Uruguai
Grupo B: Argentina, Brasil, Panamá, República Dominicana e Venezuela

— 1ª Rodada – Quarta-feira (dia 26)
Ilhas Virgens 62 x 88 Uruguai, República Dominicana 68 x 81 Brasil, Venezuela 85 x 69 Argentina e México 66 x 81 Porto Rico. Folgam: Canadá e Panamá.

— 2ª Rodada – Quinta-feira (dia 27)
Panamá 87 x 100 República Dominicana, Canadá 95 x 40 México, Brasil 87 x 67 Venezuela e Porto Rico 85 x 74 Ilhas Virgens. Folgam: Argentina e Uruguai.

— 3ª Rodada – Sexta-feira (dia 28)
Argentina 67 x 76 Brasil, Ilhas Virgens x Canadá (17h), Venezuela x Panamá (19h30) e Uruguai x Porto Rico (22h). Folgam: México e República Dominicana.

— 4ª Rodada – Sábado (dia 29)
México x Ilhas Virgens (14h30), Canadá x Uruguai (17h), República Dominicana x Venezuela (19h30) e Panamá x Argentina (22h). Folgam: Brasil e Porto Rico.

— 5ª Rodada – Domingo (dia 30)
Uruguai x México (14h30), Brasil x Panamá (17h), Argentina x República Dominicana (19h30) e Porto Rico x Canadá (22h). Folgam: Ilhas Virgens e Venezuela.

— Segunda-feira (dia 31)
FOLGA

— 2ª FASE (1 a 4 de setembro)
Os quatro primeiros colocados do grupo “A” enfrentam os quatro primeiros de “B”

— FASE SEMIFINAL (5 de setembro)
1º x 4º (19h30) e 2º x 3º (22h)

— RODADA FINAL (dia 6 de setembro)
19h30 – Disputa da medalha de bronze
22h00 – Disputa da medalha de ouro
OBS: Horário de Brasília.

Nenhum comentário: