sexta-feira, 28 de agosto de 2009

BRASIL 2ª VITÓRIA E LIDERANÇA ISOLADA DO GRUPO ‘B’

San Juan / Porto Rico — O Brasil ganhou da Venezuela por 87 a 67 (44 a 24 no primeiro tempo) pela segunda rodada da Copa América / Pré-Mundial de Porto Rico, que está sendo disputado no Coliseu Roberto Clemente, em San Juan. Os cestinhas foram os brasileiros Leandrinho Barbosa e Anderson Varejão com 15 e 14 pontos, respectivamente. Os principais pontuadores venezuelanos foram Richard Lugo e Rafael Perez, ambos com 12 pontos. Com a vitória, a seleção brasileira adulta masculina, patrocinada pela Eletrobrás, lidera isolada o grupo “B” com quatro pontos (duas vitórias), seguido da Venezuela e da República Dominicana com três (uma vitória e uma derrota). Nesta sexta-feira (14h30 de Brasília), o Brasil enfrenta a Argentina.

— A postura defensiva da equipe foi decisiva no segundo período, quando fizemos 26 a seis e definimos a partida. O jogo começou amarrado e não conseguimos abrir vantagem. No segundo quarto, encaixamos a defesa e saiu o contra-ataque. No segundo tempo, administramos a vantagem e a vitória. Agora temos menos de 24 horas para descansar e nos preparar para encarar a Argentina, que folgou na rodada. Eles estrearam perdendo para a Venezuela e precisam da vitória para se reerguer na competição. Temos que manter o equilíbrio durante os 40 minutos para conseguir mais um resultado positivo — disse o escolta Leandrinho Barbosa.

— Com certeza, o segredo da vitória foi a defesa. Contra a República Dominica sofremos 68 pontos e hoje foram 67. O arremesso está saindo na hora certa e não estamos dando chance ao adversário para contra-atacar. Isso deixa a defesa mais estruturada e evita que a nossa equipe sofra muitos pontos. Com a vantagem que abrimos no segundo quarto, o técnico Moncho conseguiu utilizar todos os jogadores, o que é importante numa competição difícil como Copa América, em que todo o elenco precisa estar em ritmo de jogo. E, mais uma vez, quem entrou em quadra mostrou que está muito bem — explicou o ala/pivô Anderson Varejão.

O técnico MOncho Monsalve destacou o desempenho da equipe no segundo período.

- Foi extraordinário. Uma das melhores coisas que nós fizemos desde o início do trabalho. Mostramos uma defesa fantástica, uma resposta muito boa dos jogadores que estavam em quadra e abrimos uma vantagem de 20 pontos. Quando estamos ganhando de muito, é claro que falta algum rigor. Mas eu queria rodar a equipe, colocar Giovannoni na posição 3, deixar JP Batista jogando com Varejão e depois com Splitter. Nos últimos minutos, ainda pude ver Olivinha, Duda e Tavernari.

Na preliminar, a República Dominicana derrotou o Panamá por 100 a 87 e o Canadá venceu o México por 95 a 40. A segunda rodada termina com Porto Rico x Ilhas Virgens (22h de Brasília). Folgaram: Canadá e Panamá. Os quatro primeiros colocados garantem a vaga para o Campeonato Mundial da Turquia, em 2010.

BRASIL (18 + 26 + 19 + 24 = 87)
Marcelo Huertas (5pts), Leandrinho (15), Alex Garcia (9 e 5 assistências), Anderson (14 e 9 rebotes) e Splitter (11 e 8 rebotes). Entraram: Marcelinho Machado (11), Diego (0), JP Batista (0), Giovannoni (9), Tavernari (5), Olivinha (7) e Duda Machado (1). Técnico: Moncho Monsalve.

VENEZUELA (18 + 06 + 19 + 24 = 67)
Greivis Vasquez (4pts), Oscar Torres (3), Hector Romero (11), Richard Lugo (12) e Rafael Perez (12). Entraram: José Vargas (2), Luis Bethelmy (3), Barrios Garcia (2), Jesus Centeño (7), Antonio Sucre (5), Luis Greg Echenique (6) e Miguel Marriaga (0). Técnico: Nestor Salazar.

ÁRBITROS
Eddie Rush (Estados Unidos), John Goble (Estados Unidos) e Roberto Vasquez (Porto Rico)

REGULAMENTO
De acordo com o regulamento da Copa América, na primeira fase as dez seleções jogam entre si nos seus respectivos grupos. A última colocada de cada grupo é eliminada da competição. Já as quatro primeiras avançam para a segunda fase quando as equipes de “A” enfrentam as de “B”. Os quatro mais bem classificados, na soma de pontos das duas fases, disputam a fase semifinal no seguinte cruzamento: 1º x 4º e 2º x 3º. Os ganhadores decidem o título no dia 6 de setembro, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.

— COPA AMÉRICA – PRÉ-MUNDIAL
Data: 26 de agosto a 6 de setembro
Local: Coliseu Roberto Clemente (San Juan / Porto Rico)
Grupo A: Canadá, Ilhas Virgens, México, Porto Rico e Uruguai
Grupo B: Argentina, Brasil, Panamá, República Dominicana e Venezuela

— 1ª Rodada – Quarta-feira (dia 26)
Ilhas Virgens 62 x 88 Uruguai, República Dominicana x Brasil (17h), Venezuela 85 x 69 Argentina e México 81 x 66 Porto Rico. Folgam: Canadá e Panamá.

— 2ª Rodada – Quinta-feira (dia 27)
Panamá 87 x 100 República Dominicana, Canadá 95 x 40 México, Brasil 87 x 67 Venezuela e Porto Rico x Ilhas Virgens (22h). Folgam: Argentina e Uruguai.

— 3ª Rodada – Sexta-feira (dia 28)
Argentina x Brasil (14h30), Ilhas Virgens x Canadá (17h), Venezuela x Panamá (19h30) e Uruguai x Porto Rico (22h). Folgam: México e República Dominicana.

— 4ª Rodada – Sábado-feira (dia 29)
México x Ilhas Virgens (14h30), Canadá x Uruguai (17h), República Dominicana x Venezuela (19h30) e Panamá x Argentina (22h). Folgam: Brasil e Porto Rico.

— 5ª Rodada – Domingo (dia 30)
Uruguai x México (14h30), Brasil x Panamá (17h), Argentina x República Dominicana (19h30) e Porto Rico x Canadá (22h). Folgam: Ilhas Virgens e Venezuela.

— Segunda-feira (dia 31)
FOLGA

— 2ª FASE (1 a 4 de setembro)
Os quatro primeiros colocados do grupo “A” enfrentam os quatro primeiros de “B”

— FASE SEMIFINAL (5 de setembro)
1º x 4º (19h30) e 2º x 3º (22h)

— RODADA FINAL (dia 6 de setembro)
19h30 – Disputa da medalha de bronze
22h00 – Disputa da medalha de ouro
OBS: Horário de Brasília.

Nenhum comentário: