segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SISTEMA DEFENSIVO É A PRIORIDADE DA SELEÇÃO FEMININA


Barueri / SP — Faltando um mês para a Copa América/Pré-Mundial de Cuiabá, a seleção brasileira adulta feminina, patrocinada pela Eletrobrás, entra na reta final de treinamento para a competição, que classifica as três melhores equipes para o Campeonato Mundial da República Tcheca, em 2010. Com um grupo de 14 atletas em Barueri, o técnico Paulo Bassul afirma que o time está evoluindo e explica que agora começa a reta final de treinos, que sofrem mudanças de prioridades.

— Estamos entrando na reta final de treinos. O trabalho começa a ter mais as características que vamos enfrentar na competição. Um exemplo dessa mudança é a maneira de encarar os amistosos. Até o momento, contra as equipes masculinas de base, dosamos o tempo para todas as jogadoras entrarem com o objetivo de ter uma avaliação mais criteriosa. Agora a gente começa a testar formações específicas para fazer avaliações, sem se preocupar com tempo. A meta é preparar o grupo efetivamente para a competição.
Nos próximos trinta dias, ou seja, até a Copa América, o técnico acrescenta que a defesa será o carro-chefe do treinamento.

— Todos os elementos que compõem o sistema defensivo serão trabalhados insistentemente. É um trabalho feito com muita atenção, onde o grupo deve saber todas as regras defensivas. Individualmente, desenvolvemos bem as posturas de marcação, bloqueio e rebote. Esses dois últimos fundamentos serão essenciais para jogarmos contra seleções altas como Canadá e fortes fisicamente como Cuba. Gradativamente, a ênfase na preparação física diminui e entramos nos trabalhos defensivos, que desgastam muito fisicamente.
Outra mudança apontada por Paulinho é o aumento da cobrança em relação ao sistema tático.

— O grupo já aprendeu todas as jogadas, as movimentações já foram dadas. Agora começa a mudar o grau de cobrança, não mais no sentido de apenas executar o movimento e sim tirar proveito deles em todas as suas possibilidades, rotações e situações. Em basquete, as situações são muito abertas, o adversário pode criar inúmeras saídas defensivas para os movimentos e temos de estar treinados para cada uma dessas saídas. Assim, a equipe estará preparada para criar variações dentro da jogada, sabendo reagir de acordo com cada atitude do adversário.
Treinando em Barueri desde o início de julho, o treinador avalia o trabalho realizado até agora, com 14 atletas.

— A equipe está evoluindo dentro do planejado. Todas estão focadas no trabalho. O grupo está muito bem condicionado fisicamente e está assimilando bem o treinamento — conclui o técnico, que treina pela primeira vez a seleção para um campeonato no Brasil.
A armadora Helen Luz também está confiante no crescimento de todas as atletas.
— O trabalho está indo muito bem, todas nós estamos evoluindo em cada treino. Ainda não estamos cem por cento e nem é a hora de estarmos. Tudo está caminhando dentro do previsto e, com certeza, chegaremos à Copa América com todas as condições de presentear a maravilhosa torcida brasileira com a vaga para o Mundial e o título da competição.

SELEÇÃO BRASILEIRA ADULTA FEMININA
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURAL
Adrianinha Pinto – Armadora – 29 anos – 1,70m – Faenza (Itália) – SP
Natália Burian – Armadora – 24 anos - 1,62m – Americana (SP) – SP
Helen Luz – Ala/Armadora – 35 anos – 1,76m – Hondarribia Irun (ESP) – SP
Palmira Marçal – Ala/Armadora – 25 anos – 1,73m – Catanduva (SP) – PR
Karen Gustavo– Ala – 25 anos – 1,77m – Ourinhos (SP) – SP
Micaela Jacintho – Ala – 29 anos – 1,82m – Americana (SP) – RJ
Sílvia Gustavo – Ala – 27 anos – 1,83m – Catanduva (SP) – SP
Fernanda Beling – Ala – 26 anos – 1,86m – Catanduva (SP) – MG
Franciele Nascimento – Pivô – 21 anos – 1,87m – Cáceres (Espanha) – PR
Karina Jacob – Pivô – 24 anos – 1,87m – Ourinhos (SP) – RJ
Jucimara Dantas (Mamá) – Pivô – 31 anos – 1,90m – Ourinhos (SP) – SP
Kelly Santos – Pivô – 29 anos – 1,92m – U.T.E. (Equador) – SP
Nádia Colhado – Pivô – 20 anos – 1,93m – São Caetano (SP) – PR
Érika de Souza – Pivô – 27 anos – 1,97m – Atlanta Dream (EUA) – RJ
Alessandra Oliveira – Pivô – 35 anos – 2,00m – Bourges (França) – SP
Média de idade: 26 anos
Média de altura: 1,82m

COMISSÃO TÉCNICA
Diretora: Hortência Marcari
Técnico: Paulo Bassul
Assistentes técnicos: César Guidetti e Janeth Arcain
Preparador Físico: João Nunes
Médicos: Paulo Szeles e Karina Levy
Fisioterapeutas: Milena Perroni e Adriane Vanin
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Massagista: Carolina Bagalhi

Nenhum comentário: