terça-feira, 23 de junho de 2009

NATHÁLIA E O SONHO DA SELEÇÃO BRASILEIRA


O objetivo de todo mundo é trabalhar no que gosta e ser reconhecido pela competência. Para a ala Nathália de Oliveira Beira, este sonho foi realizado cedo. Com apenas 15 anos, ela acaba de ser convocada para a Seleção Brasileira da categoria Sub-15, conforme informou ontem o JJ Regional. Nathália foi chamada pela treinadora Janeth Arcain para participar da primeira fase dos treinamentos visando a participação do Brasil no 16º Campeonato Sul-Americano sub-15, que ocorre em novembro, no Equador.

O sorriso estampado no rosto é a marca registrada da bela adolescente que demonstra certa timidez - típica da idade. "Ai, meu Deus! Deixa eu treinar primeiro para dar entrevista", brincou ela, para depois se soltar.

A jogadora soube da convocação na sala de aula do Colégio Divino Salvador, onde cursa o primeiro ano do Ensino Médio. "Estava na aula de informática. Por curiosidade, abri o site da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) e vi que tinha saído convocação. Eu não acreditei quando li meu nome na lista", explicou.

Para ter certeza que estava convocada, ela conferiu a lista outras três vezes. "A ficha não cai na hora. Depois, fiquei pulando de alegria. Quando comecei a jogar basquete, tinha o sonho de virar profissional e chegar na Seleção. Eu não imaginava que seria convocada tão cedo."

Com o elenco brasileiro, a ala vai realizar outro sonho: conviver com a ex-jogadora Janeth, campeã mundial em 1994 e ganhadora de duas medalhas olímpicas (prata em Atlanta/96 e bronze em Sydney/2000). A cestinha é a técnica da categoria sub-15. "Eu a vi de perto em um jogo que fui assistir uma vez, mas nunca tive a oportunidade de conviver com ela. Me espelho na Janeth para fazer sucesso."

Xodó da família - Nathália nasceu em Araraquara e é a caçula da família. Os pais, Anderson e Cleneide, têm mais dois filhos: Ana Paula, 28 anos, e Gustavo, 24.
Foi graças ao irmão que ela entrou no basquete. "Eu tinha 11 anos e ele jogava no Uniara, em Araraquara. Meu irmão me incentivou bastante. Lá em casa, sou meio que xodó, né? Meu irmão sempre me protegeu", brincou.

Gustavo não joga mais basquete, mas Nathália disse que continua sendo incentivada por ele. "Pela correria não consegui avisar meus pais e nem meu irmão. Mandei um email para eles, mas tenho certeza que todos estão felizes."

Ela veio para o Divino/Coc no início do ano. Foi a primeira vez que saiu da casa dos pais - agora, mora em Jundiaí. "Já me acostumei, a despedida não foi muito difícil. Não sou daquelas meninas 'choronas'. É lógico que dá saudade, mas nos falamos quase todos os dias e quando dá eu vou para Araraquara."

As 24 primeiras convocadas por Janeth se apresentam sábado (20), em Santa Bárbara D'Oeste, para a primeira fase de treinamentos. "A energia deve ser diferente na Seleção. Estou ansiosa", completou

Nenhum comentário: