terça-feira, 25 de maio de 2010

FINALMENTE É CRIADA A LIGA DE BASQUETE FEMININO NO BRASIL

Na última terça- feira,18, foi realizada na sede do Esporte Clube Pão de Açúcar, em São Paulo, a primeira reunião visando a criação da Liga de Basquete Feminino.

Na reunião, estiveram presentes representantes das equipes de basquete de Ourinhos, Americana, São Caetano, Santo André, Catanduva, Blumenau e Rio de Janeiro; representantes da Brunoro Sports Business e diretores da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB), entre os quais, a ex-jogadora e atual diretora da CBB, Hortência.

Nossa cidade foi representada pelo presidente da Associação Centro Esportivo de Ourinhos, Júlio Barbin e pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Ronaldo Mori.

Reunião sacramenta Liga Feminina

A reunião em São Paulo, praticamente sacramentou a criação da Liga de Basquete Feminino, nos moldes em que foi criada no ano passado, a Liga de Basquete Masculino; com total apoio da CBB.

Os representantes dos clubes presentes foram unânimes ao afirmar que a Liga é um anseio antigo deles e isto possibilitará, em médio prazo, que os clubes tenham uma maior autonomia para decidir, coordenar, dirigir e promover a realização de campeonatos e torneios nacionais, com incentivo e/ou reconhecimento da CBB.

Além da decisão de criar a Liga de Basquete Feminino, ficou definido também que será providenciada toda documentação necessária para a criação da Liga e nos próximos dias, será agendada nova reunião para acertar os detalhes finais para torná-la oficial.

A criação da Liga feminina de Basquete é um marco histórico, pois, embora sempre tenha sido um anseio da maioria dos clubes, nunca houve acordo entre os mesmos e a CBB.

No entanto, com a nova administração da CBB, sua criação passou a ser um desejo da entidade e abriu o caminho para que houvesse um acordo entre os Clubes e a Confederação, cujo desfecho definitivo aconteceu na reunião realizada na terça-feira.

Segundo Júlio Barbin, "a Liga de Basquete Feminino não é a solução definitiva para os problemas que os clubes enfrentam, mas é um caminho para a solução de grande parte deles, pois, dessa forma, os clubes passarão a ter participação nas decisões e não serão mais apenas meros participantes das competições realizadas pela CBB, já que sem os clubes, o basquete feminino não existiria, portanto, é natural e justo que os clubes passem a ter participação direta nas decisões", considerou.

O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Ourinhos, Ronaldo Mori, destacou a importância da participação da cidade na reunião que definiu a criação da Liga. "Ourinhos ficará marcada na história, como uma das cidades que participou dessa reunião e ajudou a criar a Liga de Basquete Feminino, mudando de forma decisiva a história do basquete feminino no Brasil", declarou.

Nenhum comentário: