terça-feira, 22 de dezembro de 2009

BARRETOS É CAMPEÃO PAULISTA 2009 NA CATEGORIA INFANTO FEMININO

DSC_0491DSC_0466DSC_0490

O professor Jesus Antonio de Oliveira sonhou montar uma equipe extraordinária no basquete feminino de base. O sonho de formar uma equipe competitiva, talentosa, focada exigia tempo, dedicação e recursos. Não era uma tarefa fácil, porque Barretos estava distante dos principais centros competitivos do basquete. Era preciso vencer as barreiras internas, a falta de estrutura física e esportiva, superar as limitações de verbas e apoio.

A base foi montada com Patrícia, Mariana, Aline, Ana Paula, Bárbara e Camila. O grupo foi em 2007 a França para o mundial escolar de Pau. Era a mudança decisiva para consolidar a APAB como entidade focada no basquete feminino. A partir de 2008, o projeto do esporte de base tomou nova consistência e projeção. A comissão técnica ganhou um professor transformador. A chegada do técnico Alexandre Escame determinou a base tática e técnica da equipe.

Em 2009, Barretos venceu os Jogos Regionais em Franca, foi campeão escolar estadual e campeão brasileiro escolar em Londrina. Ficou em segundo lugar nos Jogos Aberto de São Caetano e 6o lugar no mundial escolar de Istambul, na Turquia.


A nova geração infanto-juvenil de basquete estava formada, com uma doutrina exemplar, com talentos brilhantes e uma formação notável. As dificuldades de infraestrutura física, a ausência de política pública de valorização esportiva, as limitações de acomodações e logísticas não impediram que o grupo reunido em torno de Alexandre Escame foi evoluindo.


Driele, Érika, Maila, Letícia, Joyce formaram o time base. O grupo contou com a incansável marcação de Emily, a força de Ana Flora, a dedicação de Karen, a renovação com Elizangela e Temille e a sensibilidade de Julie Figueiredo. No primeiro turno, o time teve ainda Rafaele, Ana Luiza e Jéssica.

A temporada de 2009 do infanto-juvenil da APAB veio coroar os sonhos do professor Jesus Antonio de Oliveira e confirmar Barretos como “centro de excelência no basquete feminino de base”.

A equipe disputou 30 jogos, com apenas duas derrotas. Acumulou mais de 2.150 cestas, uma media de quase 72 pontos por partida. As jogadoras assimilaram o esquema tático marcador do professor Alexandre Escame e evoluíram na maturidade interior, fixaram os objetivos e foram obstinadas na busca de novas vitórias.

A partida final foi disputada dia 19 de dezembro, as 17 no Rochão. Após um primeiro tempo muito tenso, com derrota de 27 a 25, o time barretense da APAB virou o jogo, fechando a partida em 64 a 54. O título consagra o talento individual, a união do conjunto, a eficiência de um esquema tático e a beleza do amor ao esporte.

Barretos, campeão paulista infanto juvenil com todos os méritos e encantos.

Nenhum comentário: