segunda-feira, 2 de novembro de 2009

DOIS CESTOS DE PESSÊGO E UMA BELA IDÉIA ! ! ! ! ! !

.
Ao contrário da maioria dos esportes, o basquete tem pai, local e data de nascimento. Em 1891, os Estados Unidos passavam por um inverno rigoroso. Praticar atletismo, futebol ou rúgbi tornou-se impossível para os alunos da escola da Associação Cristã de Moços de Springfield, no estado de Massachussets. Foi aí que a direção do colégio pediu a um de seus professores que desenvolvesse um esporte para ser praticado em lugares fechados. A missão coube ao canadense James Naismith, de 30 anos, que se inspirou na mania dos alunos e dos funcionários da escola de sempre atirar objetos à distância nos cestos de lixo. Um dia, ele colocou duas caixas de pêssego no alto de duas pilastras e pronto: nascia o basquete.

Curiosidades e destaques:

A primeira participação em Jogos Olímpicos foi em Berlim 1936.
James Naismith, o inventor do basquete, jogou a primeira bola ao alto da partida inaugural da modalidade nos Jogos de Berlim 1936;
O lance livre é o pênalti do basquete, marcado quando a falta é claramente intencional ou quando o jogador que a sofre está em condições de arremessar.
Oscar Schmidt foi o cestinha brasileiro de 1996 a 2003, totalizando 7.913 pontos nesse período. Ele detém também o recorde olímpico, com 1.093 pontos.
Seleção masculina – Bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 1948, Roma 1960 e Tóquio 1964
Seleção Feminina – Prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e Bronze em Sidney 2000

Nenhum comentário: