domingo, 16 de agosto de 2009

SELEÇÃO SUB-19 CONQUISTOU O 3º LUGAR NO NIKE GLOBAL CHALLENGE EM PORTLAND

São Paulo / SP — Um time organizado, inteligente taticamente e com jogo coletivo. Foi assim que o técnico Gustavo De Conti definiu a seleção brasileira masculina sub-19, patrocinada pela Eletrobrás, que conquistou o bronze do Nike Global Challenge em Portland, nos Estados Unidos, com uma vitória por 82 a 50 sobre a equipe do Senegal. O torneio reuniu três times dos Estados Unidos (Meio-oeste, Sudoeste e Leste), formados por jogadores que participaram dos acampamentos da Nike no país, além das seleções do Brasil, Sérvia, Canadá, Senegal e uma equipe asiática (All Asia).

— Já chegamos vencendo uma das seleções dos Estados Unidos e isso surpreendeu muita gente. As equipes tinham um nível bem alto. Do Canadá, cinco jogadores estiveram no Mundial Sub-19 da Nova Zelândia, que aconteceu esse ano, e do Senegal seis jogam em colégios americanos. Dos Estados Unidos, vi excelentes jogadores de 17, 18 e 19 anos. Eram equipes muito atléticas, mas o Brasil se mostrou mais inteligente e organizado taticamente, fruto do bom trabalho de preparação que fizemos — avaliou De Conti.

Além da conquista do bronze, o Brasil também foi contemplado com a presença do armador Vitor Benite na seleção do torneio. O jogador foi cestinha do último jogo, com 15 pontos, e teve atuação destacada em todas as partidas. Para Conti, a boa apresentação em Portland ainda pode render bons contatos no futuro desses jovens jogadores.

— Havia muita gente assistindo aos jogos, pelo menos um 20 olheiros da NBA. Essa competição é uma espécie de vitrine. Muitos vieram me perguntar sobre os brasileiros. Isso mostra a qualidade do nosso basquete e dos nossos jogadores. O Brasil se sobressaiu com o jogo coletivo e a defesa foi uma das melhores do Nike Global.

Raul Togni Neto e Lucas “Bebê” Nogueira, integrantes da seleção brasileira sub-17 que conquistou o bronze no Campeonato Sul-Americano do Uruguai, em maio, também tiveram boas atuações em Portland. Os dois receberam elogios do técnico Conti, que pretende contar com ambos na Copa América – Pré Mundial Sub-18 de 2010, nos Estados Unidos.

— Nas categorias de base, os meninos bem jovens já estão se mostrando profissionais, e isso me impressionou bastante. Dentro e fora de quadra demonstraram responsabilidade, companheirismo e grande potencial até para estarem na seleção adulta. Raulzinho e Lucas “Bebê” ainda são da sub-17. Optamos por convocá-los na sub-19 justamente para dar experiência e maturidade, porque no ano que vem estaremos na Copa América Sub-18, que também será nos Estados Unidos, lutando por uma vaga no Mundial Sub-19 de 2011. Especialmente para eles e para mim, como técnico, foi uma experiência ótima.

O BRASIL NO NIKE GLOBAL CHALLENGE
— 1ª Rodada – Sexta-feira (dia 7)
Brasil 92 x 62 Estados Unidos (Sudoeste)

— Semifinal – Sábado (dia 8)
Brasil 74 x 89 Estados Unidos (Leste)

— Disputa do Bronze — Domingo (dia 9)
Senegal 50 x 82 Brasil

Classificação Final
1º - Estados Unidos (Leste); 2º - Canadá; 3º - Brasil; 4º - Senegal; 5º - Estados Unidos (Sudoeste); 6º - Estados Unidos (Meio-oeste); 7º - Sérvia; e 8º - Ásia.

Nenhum comentário: