sexta-feira, 21 de agosto de 2009

BRASIL É BICAMPEÃO DA COPA TUTO MARCHAND

San Juan / Porto Rico — O Brasil é bicampeão invicto da Copa Tuto Marchand Adulta Masculina. Na última rodada da competição, disputada no Coliseu José Miguel Agrelot, em San Juan, a seleção brasileira, patrocinada pela Eletrobrás, ganhou do Canadá por 87 a 69 (36 a 26 no primeiro tempo), com 27 pontos do cestinha Leandrinho Barbosa. Outros destaques da equipe nacional foram: Tiago Splitter com 16 pontos e oito rebotes; Marcelinho Machado com 13 pontos, oito rebotes e cinco assistências; e Anderson Varejão com dez pontos, oito rebotes e cinco assistências. O principal pontuador canadense foi Carl English, com 22 pontos. Em três jogos o Brasil marcou 258 pontos (média de 86pts) e sofreu 215 pontos (71,6pts).

— Estamos jogando nosso basquete com muita alegria e determinação, independente do adversário. A equipe está evoluindo a cada dia, a cada treino e a cada jogo. Nosso objetivo é a vaga para o Campeonato Mundial e temos consciência do que precisamos fazer para conseguir. O grupo está de parabéns por mais essa conquista. Agora vamos com tudo para a Copa América — disse o ala/armador Leandrinho Barbosa.

— Apesar da vantagem final de 18 pontos, foi um jogo difícil, que exigiu muito da defesa e concentração durante os 40 minutos. Aqui foram três jogos, três vitórias e um título. Um resultado que aumenta o moral da equipe para a Copa América. Por isso, o torneio foi muito importante nessa fase da preparação. O técnico Moncho é muito detalhista nas jogadas e estamos conseguindo melhorar o entrosamento e o conjunto a cada partida — explicou o ala/pivô Anderson Varejão.

— A cada jogo a equipe está evoluindo e mostrando consistência defensiva e ofensiva. Vamos chegar na Copa América no ponto ideal para disputar a competição e conseguir nossos objetivos. Ainda precisamos melhorar alguns detalhes e vamos aproveitar esses próximos dias. O mais importante é que estamos ganhando conjunto e valorizando o jogo coletivo — comentou o ala/armador Marcelinho Machado.

— Fizemos um bom primeiro tempo no ataque (36 pontos) e melhor ainda na defesa (sofremos 25). No terceiro quarto não conseguimos manter o ritmo, mas mesmo assim mantivemos a vantagem de dez pontos. No último período voltamos a jogar melhor e abrirmos 19 pontos (74 a 55) e a partir daí tivemos tranquilidade para administrar o placar — declarou o pivô Tiago Splitter

A Copa Tuto Marchand terminou com Porto Rico derrotando a Argentina por 67 a 55 (42 a 30) e garantindo o segundo lugar. O pivô João Paulo Batista foi poupado por causa de uma leve entorse no tornozelo direito, mas é problema para a estreia na Copa América contra a República Dominicana (dia 26).

BRASIL (19 + 17 + 25 + 26 = 87)
Huertas (2pts), Leandrinho (27), Marcelinho Machado (13 pontos, 8 rebotes e 8 assistências), Anderson (10, 8 rebotes e 5 assistências) e Tiago Splitter (16 e 8 rebotes). Entraram: Alex Garcia (12), Giovannoni (2), Tavernari (2), Olivinha (3) e Diego (0). Técnico: Moncho Monsalve.

CANADÁ (15 + 11 + 25 + 18 = 69)
Anderson (9pts), English (22), Famutimi (9), Jesse Young (6) e Joel Anthony (14). Entraram: Kendall (8), Ryan Bell (0), Andy Rautins (0), Doornekamp (1) e Martin (0).

ÁRBITROS
Pablo Estevez (Argentina), José Carrion (Porto Rico) e Jorge Vasquez (Porto Rico)

— COPA TUTO MARCHAND
Data: 18 a 20 de agosto
Local: Coliseu Roberto Clemente (San Juan / Porto Rico)
Equipes: Argentina, Brasil, Canadá e Porto Rico

TABELA
Dia 18 de agosto
Brasil 91 x 76 Argentina e Canadá 55 x 60 Porto Rico

Dia 19 de agosto
Argentina 72 x 86 Canadá e Brasil 80 x 70 Porto Rico

Dia 20 de agosto
Brasil 87 x 69 Canadá e Porto Rico 67 x 55 Argentina

Classificação Final
1º- Brasil - 6pts (três vitórias)
2º- Porto Rico - 5pts (duas vitórias e uma derrota)
3º- Canadá - 4pts (uma vitória e duas derrotas)
4º- Argentina - 3pts (três derrotas)

— COPA AMÉRICA – PRÉ-MUNDIAL
Data: 26 de agosto a 6 de setembro
Local: Coliseu Roberto Clemente (San Juan / Porto Rico)
Grupo A: Canadá, Ilhas Virgens, México, Porto Rico e Uruguai
Grupo B: Argentina, Brasil, Panamá, República Dominicana e Venezuela

Nenhum comentário: