quinta-feira, 20 de agosto de 2009

ALAGOAS TREINA PARA JOGAR BRASILEIRO EM CASA

Maceió / AL — Reunida desde oito de abril, a seleção sub-15 feminina de Alagoas treina no Pavilhão do Basquete, em Maceió, para fazer uma boa apresentação no 18º Campeonato Brasileiro Sub-15 Feminino – Grupo 2 (Nordeste), que será disputado de 25 a 29 deste mês. A favor da equipe, o fato de jogarem em casa, na mesma quadra onde treinam todos os dias. Mas, para o técnico Agilson Alves, a presença de amigos e família na arquibancada pode ser também um motivo para nervosismo e cobranças, principalmente nessa faixa etária.

— Aqui temos sempre o ginásio lotado, o que pode desconcentrar a equipe, além da pressão extra que aparece quando pais e amigos assistem aos jogos. Temos que tentar tirar vantagem disso. Mantivemos a base do time que disputou o sub-15 do ano passado. É um grupo bem coeso, de meninas que já têm alguma experiência e que participaram também dos Jogos Escolares. Estamos mudando nossa maneira de jogar, tentando imprimir mais rapidez nos contra-ataques e força na defesa. Não é uma equipe muito alta, então precisamos compensar com a velocidade. — explicou Agilson.
Coordenador do Basquete do Futuro Eletrobrás na capital alagoana, o técnico pretende, em breve, aproveitar alunos do projeto, inaugurado em abril, para as seleções de base.
— Num futuro próximo, esperamos que o projeto traga atletas para as seleções alagoanas. Nessa seleção sub-15, já temos meninas que surgiram através de projetos sociais da Federação, que desenvolvemos tanto na capital quanto no interior do Estado. São atletas de muita garra, que não se inibem com desafios ou dificuldades. A maioria vem de escolas públicas da região.
E os maiores desafios, para Agilson, serão os dois primeiros adversários: Ceará, no dia 25, às 17h30, e Rio Grande do Norte, no dia 26, às 17h15.
— Estamos numa chave bem difícil. O Ceará está sempre nas finais e é um adversário duro. Já o Rio Grande do Norte é o atual campeão e vem com a base do time do ano passado. São duas equipes que precisamos superar para chegar à semifinal e alcançar resultados melhores para o nosso Estado. — concluiu o técnico.

A seleção de Alagoas, que está no grupo “A”, estreia contra o Ceará (dia 25) e enfrenta ainda na primeira fase o Rio Grande do Norte (26) e depois joga com o Sergipe (27).
De acordo com o regulamento da competição, na primeira fase as seleções jogam entre si, nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e B1 x A2. Os vencedores decidem o título no sábado, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze. A equipe campeã garante vaga na Divisão Especial da categoria.
18º CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 FEMININO
GRUPO 2 – REGIÃO NORDESTE
Local: Ginásio do SESC – Poço e Pavilhão do Basquete de Alagoas (Maceió/AL)
Seleções participantes:
Grupo A: Alagoas, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe
Grupo B: Bahia, Paraíba, Pernambuco e Piauí
— 1ª Rodada – Terça-feira (25 de agosto)
Pernambuco x Piauí (10h), Paraíba x Bahia (13h30), Rio Grande do Norte x Sergipe (15h15) e Alagoas x Ceará (17h30)
— 2ª Rodada – Quarta-feira (26 de agosto)
Paraíba x Piauí (10h), Bahia x Pernambuco (13h30), Ceará x Sergipe (15h20) e Alagoas x Rio Grande do Norte (17h15)
— 3º Rodada – Quinta-feira (27 de agosto)
Alagoas x Sergipe (10h), Bahia x Piauí (13h30), Paraíba x Pernambuco (15h20), Ceará x Rio Grande do Norte (17h15)
— Sexta-feira (28 de agosto)
Disputa de 7º e 8º lugares
3º B x 4º A (10h) e 3º A x 4º B (15h20)
Fase Semifinal
1º A x 2º B (15h20) e 1º B x 2º A (17h15)
— Rodada Final – Sábado (29 de agosto)
08h30 – Disputa de 7º e 8º lugar
10h00 – Disputa de 5º e 6º lugar
09h30 – Disputa da medalha de bronze
11h15 – Disputa da medalha de ouro

Nenhum comentário: