quinta-feira, 16 de julho de 2009

PORTO RICO É ADVERSÁRIO DA ESTRÉIA NA COPA AMÉRICA EM CUIABÁ

004b

A seleção brasileira adulta feminina, patrocinada pela Eletrobrás, estreia contra Porto Rico no dia 23 de setembro pela primeira rodada do grupo “A” da 6ª Copa América / Pré-Mundial de Cuiabá (Mato Grosso). Depois o Brasil enfrenta a República Dominicana (24) e o Canadá (25). No grupo “B” estão Argentina, Chile, Cuba e Venezuela. A competição classifica os três primeiros colocados para o 16º Campeonato Mundial, em 2010. Os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos, e a República Tcheca, país sede, já estão classificados.

O técnico Paulo Bassul ficou satisfeito com o resultado do sorteio realizado, nesta quinta-feira, em Porto Rico e analisa os adversários na competição, que será disputada no ginásio Aecin Tocantins.
— Porto Rico e República Dominicana têm jogadoras que atuam na NCAA, são equipes com bastante influencia do basquete americano e geralmente muito bem fundamentadas. O Canadá é um time com tradição, que sempre fez jogos duros com o Brasil. As canadenses devem formar um elenco com algumas jogadoras experientes e as da nova geração, que veio conquistando seu espaço nas categorias menores. Vamos ver se elas vão poder contar com a pivô Sutton-Brown, que está no Indiana Fever (WNBA), e é um excelente reforço no garrafão. No outro grupo, acho que o favoritismo é da Argentina e de Cuba. A Venezuela se renovou muito e vem tendo um bom rendimento nas categorias de base. É uma seleção promissora, mas ainda muito jovem. O Chile tem duas boas pivôs e deu trabalho para a Argentina no Pré-Olímpico das Américas de Valdívia, em 2007, quase conseguindo a vaga para o torneio em Madri. Nós vamos pensar num jogo de cada vez, num adversário por vez. O nosso primeiro momento, o nosso objetivo é classificação para o Mundial. Depois, vamos para a segunda meta, que é o título da competição — analisou o técnico Paulo Bassul.
De acordo com o regulamento da Copa América, na primeira fase as oito seleções jogam entre si nos seus respectivos grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase semifinal no sistema de cruzamento olímpico: A1 x B2 e A2 x B1. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze e a última vaga para o Mundial.
COPA AMÉRICA FEMININA DE CUIABÁ
Local: Ginásio Aecin Tocantins (Cuiabá / Mato Grosso)
Grupo A: Brasil, Canadá, Porto Rico e República Dominicana
Grupo B: Argentina, Chile, Cuba e Venezuela
1ª Rodada – Dia 23 de setembro (Quarta-feira)
Chile x Cuba, República Dominicana x Canadá, Venezuela x Argentina e Porto Rico x BRASIL
2ª Rodada – Dia 24 de setembro (Quinta-feira)
Canadá x Porto Rio, Argentina x Chile, Cuba x Venezuela e BRASIL x República Dominicana
3ª Rodada – Dia 25 de setembro (Sexta-feira)
Porto Rico x República Dominicana, Chile x Venezuela, Argentina x Cuba e Canadá x BRASIL
Dia 26 de setembro (Sábado)
Disputa de 5º a 8º lugares
A3 x B4 e A4 x A3
Fase Semifinal
A1 x B2 e A2 x B1
Dia 27 de setembro (Domingo)
Disputa de 7º e 8º lugares
Disputa de 5º e 6º lugares
Disputa da medalha de bronze
Disputa da medalha de ouro

Nenhum comentário: